terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
Olha a gente saindo no UOL !
Os Pancinhas precisam de doações!
Aqui no blog, vou tentar atualizar sobre tudo qo que acontece no Lar dos Pancinhas! Por isto, na visualização "modo Web" no seu celular, você poderá ver um menu com "Prestações de Contas". Tudo o que é gasto e recebido para acolher os Pancinhas, estará nesta opção.
clique aqui => Doações
Como tudo começou...
A Proteção animal começa quando uma pessoa ama e tem empatia por animais. Quando menos espera, se dá conta que se tornou um protetor!
De alguma forma, os animais sabem quem são os humanos em quem podem confiar: talvez, nossas reações químicas liberadas por emoções e sentimentos sejam bem captadas por eles; talvez, eles compreendam bem nossa linguagem e somos nós quem não compreendemos a linguagem deles, talvez, eles sejam anjos que surgem para nos ensinar a evoluir. Depois que acolhemos um, é como se este comunicasse aos demais e outros vem até nós.
Incrivelmente, não pensamos no primeiro momento como daremos conta: apenas acolhemos! Quando percebemos a confiança em nós depositada, a satisfação de vê-los se alimentar e beber água limpa, a retribuição pelo carinho e atenção recebidos, apenas cremos que o Bem atraí o Bem!
Lar dos Pacinhas em Vídeo
Vocês irão conhecer mais do Lar dos Pancinhas através de vídeos que serão publicados aqui! Também conhecerão cada um deles, os nomes, como vivem e suas necessidades!
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
Como os jumentos mudaram o curso da história humana
Dhananjay Khadilkar - BBC Future
1 fevereiro 2023
Os jumentos foram domesticados pela primeira vez a partir de asnos selvagens, cerca de 7 mil anos atrás, no leste da África. Eles podem ter ajudado os seres humanos a adaptar-se ao aumento da aridez no continente africano
Adaptação a mudanças climáticas
E é interessante observar que a primeira domesticação de jumentos no leste africano coincidiu com a desertificação do Saara, que, um dia, foi uma área verde.
O enfraquecimento repentino das monções, cerca de 8,2 mil anos atrás, combinado com o aumento da atividade humana com pastagem e queimadas, gerou queda das chuvas e o aumento gradual do deserto e da região do Sahel. Os jumentos domesticados podem ter sido fundamentais para que os humanos se adaptassem a esse ambiente cada vez mais hostil.
"Acreditamos que, devido às mudanças climáticas, as populações [humanas] locais tenham precisado se adaptar", afirma Orlando. "Em jumentos, eles poderiam promover um serviço essencial de transporte de grandes quantidades de carga por longas distâncias e em cenários difíceis."
Eles observaram que, aparentemente, a população de jumentos também diminuiu dramaticamente após sua domesticação inicial, para depois sofrer outro forte crescimento.
"Isso é típico da domesticação e observado em algum momento, em quase todas as espécies domesticadas", afirma Evelyn Todd, geneticista da população do Centro de Antropobiologia e Genômica de Toulouse, que também participou do estudo.
A redução é o resultado da seleção de um conjunto específico de jumentos para domesticação, enquanto sua posterior reprodução contribui para seu forte aumento.
As análises indicam que os jumentos aparentemente se espalharam a partir do leste da África, tendo sido comercializados para o Sudão e, dali, para o Egito, onde foram encontrados restos de jumentos em sítios arqueológicos datados de até 6,5 mil anos atrás. E, nos 2,5 mil anos seguintes, essa nova espécie domesticada espalhou-se por toda a Europa e a Ásia, desenvolvendo as linhagens que encontramos hoje em dia.
Leia mais em: BBC
Doações
O Lar dos Pancinhas não possuí fins lucrativos! Por isso, depende de doações:
- Picpay: @pancinhas
- PayPal: ericadecariaa@gmail.com
Bem Vindo ao Lar dos Pancinhas News!
Olá! Seja sempre bem vindo!
Neste espaço, pretendo contar a história do resgate de cada um deles e como é o cotidiano de mantê-los salvos dos mal-tratos!
Agradecemos sua ajuda, seja através de doações, voluntariado ou compartilhamento!
Assista o vídeo e conheça um pouco mais desta história!
https://twitter.com/i/status/1604498799795523585